Quando falamos sobre preservar a saúde mental nos ambientes profissionais (um cuidado que vem se tornando cada vez mais urgente devido ao aumento dos casos de Burnout), a chamada segurança psicológica tem se tornado um tema cada vez mais relevante.
Esse conceito foi inicialmente desenvolvido pelo psicólogo Edgar Schein, na década de 60, mas foi a professora Amy Edmondson que aprofundou, a partir dos anos 90, os estudos sobre a relevância desse termo para as equipes de trabalho ao redor do mundo.
Vamos conversar mais sobre esse assunto a seguir.
O que é exatamente a segurança psicológica?
Trata-se do grau de confiança, respeito e apoio mútuo que existe em uma cultura organizacional e que permite que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões, fazer perguntas, pedir ajuda, assumir riscos e serem quem são sem medo de perderem seus empregos.
Em outras palavras, é a crença implícita que você pode expor suas ideias, dúvidas e preocupações sem ser punido ou humilhado, seja pelos colegas, seja pelos gestores.
A segurança psicológica é algo que pode ser alcançado de diferentes formas, mas sobretudo quando existem algumas atitudes que fazem parte do dia a dia da empresa. São elas:
- Demonstração de empatia, principalmente pela liderança;
- Incentivo ao diálogo aberto, sincero e transparente;
- Celebrações da diversidade e das diferentes opiniões que existem em um grupo;
- Reforços constantes sobre tratar os erros como oportunidades de aprendizado;
- Estabelecimento de canais de comunicação seguros, no quais os trabalhadores podem expressar suas preocupações e sugestões sem medo; e
- Fornecimento de apoio psicológico para todos os que precisam.
O mais importante é que os líderes estejam abertos para dar e receber feedbacks, visando sempre à criação de uma melhor convivência entre os integrantes dos times.
Qual a importância da segurança psicológica tanto para a organização quanto para a saúde mental dos colaboradores?
De forma geral, esse é um elemento essencial para que uma empresa possa ser verdadeiramente inovadora e se desenvolver de forma sustentável no mercado.
Afinal, quando os colaboradores se sentem seguros para compartilharem seus pontos de vista, isso abre espaços para que a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe floresçam e permitam o nascimento de novas ideias.
Sem falar que a segurança psicológica está muito relacionada a um maior engajamento no dia a dia, pois os trabalhadores recebem mais incentivo para participarem das dinâmicas e contribuírem com suas percepções.
Por fim, quando falamos sobre saúde mental nos ambientes corporativos, pessoas que conseguem expressar mais claramente o que estão pensando e sentindo tendem a se sentirem menos estressadas e exaustas. Afinal, entendem mais claramente que as emoções negativas também fazem parte e que possuem o apoio necessário para superarem os desafios e momentos difíceis.
Caso você sinta que precisa conversar com alguém sobre essas questões, estou à disposição. Para falar comigo: (19) 99641-5552 | (22) 98847-4715.