Por que você deveria exercitar mais a gratidão?

Por que você deveria exercitar mais a gratidão?

  • 1 dezembro, 2022
  • Katia Silene

Falar sobre gratidão pode parecer algo bastante clichê, afinal, de tanto que esse tema é abordado nas mídias sociais, acabou ficando banalizado, principalmente por não ser muitas vezes tratado com a profundidade que merece.

Ainda assim, por estarmos nos aproximando do final de mais um ano, um período que nos faz repensar muita coisa, essa conversa é extremamente importante para que possamos viver de forma mais plena e conectada com aquilo que é importante para nós.

Inclusive, conseguir enxergar as coisas boas que existem ao nosso redor é um exercício que, quando feito de forma diária, pode trazer impactos muito positivos para a nossa saúde mental. Vamos explorar um pouco mais esse assunto?

Como ser grato(a) pode contribuir com o bem-estar da minha mente?

Independentemente do momento que estamos vivendo, quando nos acostumamos a identificar os motivos pelos quais somos gratos, conseguimos nos sentir melhor e usufruir mais facilmente de sensações de ânimo e felicidade, além de superar os obstáculos com leveza.

Além disso, essa prática traz inúmeros benefícios cientificamente comprovados, como:

– Combate de emoções negativas, como desânimo, inveja, tristeza e frustração, pois conseguimos perceber os aprendizados por trás das situações que as geraram e sabendo que elas contribuem para o nosso desenvolvimento como pessoa.

– Estímulo da empatia ao alimentar a nossa sensibilidade emocional e contribuir para compreendermos mais profundamente aquilo que as pessoas a nossa volta estão passando.

– Melhora da autoestima, pois começamos a ter uma visão mais positiva sobre nós mesmos e nossas conquistas, sem falar que deixamos de nos comparar excessivamente com os outros.

– Preservação da saúde física, já que aprendemos a valorizar ainda mais o nosso bem-estar e vamos atrás de tudo o que é necessário para mantê-lo em dia, como check-ups médicos, alimentação equilibrada e exercícios físicos.

– Incentivo para a motivação diária, permitindo que a gente consiga se dedicar às tarefas cotidianas com mais presença e menos medo das adversidades.

Percebe como estamos falando da criação de um estado de consciência que atinge todas as áreas da nossa vida? Não se trata de positividade tóxica, mas de acostumar a sua mente a ver mais o lado positivo de se estar vivo, reconhecendo as pequenas e grandes alegrias que compõem e dão sentido para a nossa existência.

De que forma posso exercitar a gratidão no meu dia a dia?

Fazer dessa palavra uma companhia constante não é tarefa fácil. Assim como qualquer outro exercício, é preciso constância e bastante paciência para que ela se torne, aos poucos, algo que habite naturalmente os nossos pensamentos.

Algumas sugestões interessantes para esse processo:

– Prepare um mural com fotos, cartas, colagens e lembretes de tudo o que faz você se sentir grato(a). Deixe-o em um local que visualize todos os dias.

– Tenha um caderno onde anote todos os dias pelo menos três coisas pelas quais você gostaria de agradecer, por menor que elas possam parecer.

– Expresse claramente sua gratidão pelos outros, ajudando a estreitar laços com seus amigos e familiares.

– Transforme esse sentimento em ação, fazendo algo positivo para quem precisa e potencializando as suas emoções positivas.

– Alimente o hábito de encontrar beleza nos detalhes cotidianos.

Caso você esteja com dificuldades de construir uma atitude mais leve em relação à vida, pode ser que esteja precisando de ajuda profissional. Estou aqui se quiser conversar: (19) 99641-5553 / (22) 98847-4715.

Open chat