Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, quase um bilhão de pessoas no mundo todo conviviam com transtornos mentais em 2019?
Quando falamos sobre esse assunto, é preciso entender que estamos nos referindo a disfunções na atividade cerebral que afetam o comportamento, o cognitivo, o emocional e o humor de um indivíduo, gerando prejuízos consideráveis para o seu dia a dia, sobretudo quando não são acompanhados por um psicólogo e psiquiatra.
Genética; fatores sociais, culturais, econômicos e ambientais; e capacidade ou não de administrar emoções e pensamentos são alguns dos fatores que podem influenciar o aparecimento dessas condições – que, quanto antes são diagnosticadas, mais cedo podem ser tratadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa em questão.
Conheça, a seguir, cinco transtornos mentais bastante comuns e seus principais sintomas.
Quais são os transtornos mentais mais populares?
De forma geral, é muito importante que, no seu dia a dia, você fique atento(a) a mudanças de humor repentinas, alterações no comportamento, problemas para expressar ideias e dificuldade para se concentrar nas atividades cotidianas. Esses são os sinais mais gerais de que a sua mente não anda bem.
Contudo, é mais essencial ainda acompanhar os sintomas específicos de alguns transtornos comuns. São eles:
– Depressão: doença psiquiátrica crônica que causa tristeza profunda, amargura, desesperança, culpa e baixa autoestima. Também pode ser responsável por ganho ou perda de peso, alterações de sono, fadiga constante e alterações de libido;
– Transtorno de Ansiedade Generalizada: tratar-se de um distúrbio caracterizado por uma preocupação excessiva com o futuro, gerando irritabilidade, inquietação e tensão muscular, além da perda da capacidade de focar no presente;
– Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): tem como principal característica as crises recorrentes de compulsões (limpeza, contagem organização e simetria, por exemplo) e obsessões (pensamentos, imagens e ideias que invadem a mente da pessoa com insistência sem que ela queira ou consiga controlar);
– Transtorno Bipolar: condição bastante complexa, marcada pela alternância de episódios de euforia e de depressão. As crises podem ser leves, moderadas ou graves, com sintomas como: humor deprimido, tristeza profunda, culpa excessiva e apatia; e agitação psicomotora, descontrole ao coordenar ideias, irritabilidade e pouca necessidade de sono;
– Esquizofrenia: doença psiquiátrica caracterizada pela perda de contato com a realidade, sendo que o portador do transtorno muda consideravelmente a maneira como pensa, sente e se comporta, tendo alucinações e delírios.
Lembrando que esses não são os únicos transtornos que existem e que, na presença de sinais que indiquem um desequilíbrio mental mais forte, é essencial buscar ajuda especializada o quanto antes.
A sua saúde mental tem um papel fundamental no seu bem-estar diário. Jamais descuide dela!