Lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho é possível?

Lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho é possível?

  • 19 maio, 2022
  • Katia Silene

Saber conviver com pessoas diferentes e conseguir trabalhar em equipe é, com certeza, duas das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho atualmente, já que os projetos colaborativos estão em alta e a inovação só é possível quando se unem mentes que pensam de forma distinta. Mas isso não significa que seja uma tarefa fácil, sobretudo quando você convive com outros colaboradores que podem ser considerados tóxicos.

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Começando com as principais formas de identificar esses trabalhadores que podem estar prejudicando o seu bem-estar mental dentro da empresa – muitas vezes, sem você perceber.

Como saber se estou convivendo com uma pessoa tóxica?

A verdade é que esse tipo de indivíduo pode aparecer em qualquer lugar, não importa o quão saudável um ambiente corporativo possa ser. E, geralmente, ele possui características bastante parecidas que vale a pena prestar atenção.

Dessa forma, são pessoas normalmente:

– Negativas, que estão sempre olhando pelo lado ruim das situações e apontando as falhas dos outros e da empresa com frequência.

– Fofoqueiras, que vivem espalhando rumores sobre colegas e comentando a vida alheia de uma forma bastante pejorativa.

– Estressadas, que acabam descontando sua raiva e frustração nos membros do time de forma constante.

– Grosseiras, que não tomam cuidado com a forma como falam com os outros nem medem suas palavras.

– Inconvenientes, que são sabem respeitar o espaço dos colegas e comumente fazem comentários inoportunos.

– Preconceituosas, que não respeitam a diversidade e tratam alguns trabalhadores de forma diferente com o objetivo de segregar.

Além desses traços de personalidade, você normalmente percebe colaboradores tóxicos quando eles chegam e a energia do ambiente fica mais pesada e tensa, deixando seus companheiros nervosos e fazendo com que eles meçam com cuidado as palavras.

Se lendo tudo isso já veio a imagem de alguém à sua cabeça… Cuidado! Provavelmente, é esse indivíduo que você precisa tomar mais cuidado.

E como lidar com essas pessoas de uma forma saudável?

Infelizmente, não é sempre que existe a possibilidade de você pedir para ser transferido(a) para outra equipe ou mesmo trabalhar longe de quem tem um comportamento tóxico.

Por isso, o melhor é utilizar estratégias para conseguir construir uma convivência que não seja prejudicial para você. Algumas possibilidades:

1. Estabeleça limites

O seu bem-estar no ambiente de trabalho deve ser a sua prioridade. Assim, pense em ações educadas, porém firmes, de mostrar para a pessoa que você não gosta de um tipo de atitude e que não vai dar abertura para que ela aja de uma determinada forma com você.

2. Evite contato desnecessário

Se um colega não o(a) faz se sentir bem, lembre-se de que você não precisa criar nenhum laço com ele além do convívio profissional. Assim, evite qualquer diálogo ou contato além do que seja necessário para resolver uma demanda e se retire de conversas paralelas de maneira educada.

3. Não se deixe afetar por provocações

Quanto mais essa pessoa perceber que está conseguindo atingi-lo(la), mais motivada ela se sentirá. Dessa forma, procure demonstrar que as tentativas dela não surgem nenhum efeito, não importa o quanto ela provoque.

4. Divida suas frustrações com colegas

 Compartilhe suas dificuldades com outros membros do seu time e peça conselhos sobre como você pode lidar com o colaborador tóxico sem afetar os demais.

5. Converse com seu gestor caso a situação se torne insustentável

Ninguém é obrigado a aguentar sofrimentos diários no ambiente de trabalho. Então, caso você esteja percebendo que os problemas estão se tornando maiores do que você consegue aguentar, reporte para seu gestor e peça para encontrarem uma solução juntos.

Caso você precise de uma ajuda mais específica, estou à disposição.

Open chat