É verdade que a dificuldade para chorar pode indicar desconexão com as nossas emoções?

É verdade que a dificuldade para chorar pode indicar desconexão com as nossas emoções?

  • 27 setembro, 2024
  • Katia Silene

É natural que algumas pessoas sintam mais dificuldade para chorar do que outras e procurem outras formas de expressar seus sentimentos de tristeza e emoção. Afinal, cada um de nós escolhe os caminhos mais confortáveis para se conectar com os sentimentos.

Contudo, se você sempre foi uma pessoa emotiva e percebeu que nos últimos tempos está com uma dificuldade maior de colocar o choro para fora, talvez esteja na hora de investigar as origens desse problema. Vou falar mais sobre isso neste artigo.

Por que não estou conseguindo chorar mesmo se preciso?

Na maioria dos casos, a falta do choro é acompanhada por uma sensação de dormência. Ou seja, você sente que não consegue se conectar com as suas emoções, logo, não reage quando coisas boas ou ruins acontecem.

Existem alguns fatores que podem causar esse problema, incluindo:

– Depressão: ao gerar desânimo, desinteresse generalizado e falta de perspectiva de vida, essa doença pode resultar em uma dificuldade maior para chorar;

– Traumas: ainda que a pessoa não se lembre da experiência traumática, as feridas emocionais e psicológicas provocadas por ela se manifestam em seus comportamentos, pensamentos e emoções do presente;

– Estigmas da sociedade: no mundo, o choro, principalmente entre os homens, ainda é visto como um sinal de fraqueza e que deve ser evitado em diversas situações. Assim, é comum que os indivíduos evitem as lágrimas por terem medo de passar a impressão errada; e

– Necessidade de reprimir as emoções: é muito comum internalizarmos a crença de que precisamos nos distanciar dos nossos sentimentos para termos sucesso. Esse fato também pode gerar essa sensação de torpor.

Qualquer que seja o motivo, a dificuldade de chorar pode trazer muitas complicações para as saúdes física e mental, uma vez que esse ato proporciona um alívio importante para as dores emocionais.

Assim, a pessoa fica tensa e estressada por muito tempo, sentindo-se cansada, irritadiça e com dificuldade para aproveitar plenamente os momentos da vida. Além disso, aumentam-se as chances de desenvolver doenças como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e a Síndrome do Burnout.

Como posso voltar a acessar as minhas emoções?

A etapa mais importante a ser cumprida quando você quer reconstruir o relacionamento com seus sentimentos é aceitar e abraçar a sua vulnerabilidade.

Afinal, as paredes que você constrói para se proteger de emoções negativas realmente funcionam. O problema é que elas te deixam preso(a) em uma fortaleza emocional.

Portanto, procure voltar a se abrir para as pessoas, situações e para tudo o que você está sentindo de forma a aproveitar o que a vida tem para oferecer.

Existem técnicas de cura emocional que também são interessantes. Por exemplo, você pode se imaginar conversando com o seu “eu” criança, pedindo perdão por coisas que você foi incapaz de fazer para protegê-la e compreendê-la, e prometendo agir melhor daqui para a frente.

Por fim, ao procurar ajuda de um psicólogo, você ganha a oportunidade de não só desabafar tudo o que está preso aí dentro, mas também tem a oportunidade de se autoconhecer, aprimorar suas competências emocionais e aprender a lidar com situações difíceis com mais maturidade.

Open chat