Como lidar com crianças muito desobedientes?

Como lidar com crianças muito desobedientes?

  • 21 abril, 2022
  • Katia Silene

A desobediência infantil é, sem dúvida, um dos maiores obstáculos enfrentados pela grande maioria dos pais, sobretudo os de primeira viagem. E quando as crianças possuem traços mais teimosos e questionadores em suas personalidades, os comportamentos desobedientes se tornam ainda mais frequentes, o que pode ser algo bastante exaustivo, gerando estresses constantes no ambiente familiar.

Mas calma que para isso existem soluções! Antes de tudo, vale entender que desafiar as regras impostas por superiores é algo natural do desenvolvimento dos pequenos, mas, quando isso se torna excessivo, o primeiro passo é identificar alguns fatores que podem levar a esse problema. Vamos lá!

Quais são as principais causas da desobediência infantil?

De um modo geral, a desobediência pode ser dividida em duas categorias: passiva e ativa. No primeiro caso, é quando a criança ouve os conselhos e ordens dos pais e não responde, mas, ainda assim, não faz o que foi pedido. No segundo, a resposta é imediata e negativa, em que ela afirma que não fará o que foi solicitado.

Em ambas as situações, um dos fatores mais comuns vem do modo como os pais conduzem a dinâmica de seus lares, fazendo com que os pequenos se sintam desafiados ou não tão acolhidos em seu próprio ambiente familiar, tentando chamar a atenção por meio das atitudes.

Além disso, um comportamento mais agressivo por parte dos progenitores pode gerar respostas igualmente negativas, da mesma forma que uma atitude mais passiva abre espaço para os pequenos acharem que podem fazer o que bem quiserem, sem limites.

Ou seja: são questões bastante particulares de cada família e que, se possível, precisam ser analisadas com a orientação de um profissional.

Como lidar com filhos desobedientes?  

Apesar de ser uma questão que, como vimos no tópico anterior, pode demandar acompanhamento especializado, existem algumas possibilidades interessantes para começar a mudar as atitudes para com as crianças desobedientes, começando a construção de um relacionamento mais saudável entre pais e filhos. São elas:

1. Invista em um diálogo construtivo

Muitas vezes, os pequenos não fazem o que seus responsáveis pedem porque não entendem por que aquilo é importante. Assim, ter uma comunicação clara e respeitosa com eles é uma importante ferramenta contra a desobediência, explicando as razões pelas quais eles devem ou não realizar determinada ação ou tarefa.

2. Realize debates saudáveis

É natural que as crianças questionem seus conselhos e direcionamentos, por isso, respire fundo e tente elucidar as dúvidas dos seus filhos com paciência e respeito, mostrando o seu ponto de vista e ouvindo os deles para que se sintam seguros e valorizados. Lembre-se de que fazer perguntas é um ótimo sinal de que eles possuem mentes ativas, autônomas e criativas, e que estão procurando entender o mundo e seus limites, o que é bastante saudável.

3. Mantenha a calma

Por mais que essas sejam as respostas emocionais mais comuns, gritar e brigar nunca são a melhor saída. Isso gera mais nervosismo em ambas as partes e prejudica o diálogo, gerando uma grande bola de neve e consequências graves para o convívio entre a família.

4. Imponha limites

Os pequenos precisam saber que a convivência em sociedade pede conhecer e respeitar regras, começando por aquelas impostas dentro de casa. Assim, coloque os limites, mas seja maleável e evite o uso de punições caso ocorra um descumprimento do que foi estabelecido, mostrando como eles podem corrigir o erro da próxima vez para evitar problemas futuros. Não se esqueça de que as abordagens positivas são sempre as mais efetivas.

5. Demonstre seu respeito à individualidade do seu filho

Por fim, mostre para as crianças que seus gostos e suas personalidades e opiniões sempre serão levados em consideração, contudo, por serem mais novas, elas precisam entender a importância de seguir os conselhos dos mais velhos para que possam viver com mais segurança.

Eu sou especialista em atendimento infantil e, se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, é só me enviar uma mensagem.

Open chat