Como ajudar uma pessoa que sofre com ansiedade?

Como ajudar uma pessoa que sofre com ansiedade?

  • 21 julho, 2022
  • Katia Silene

Infelizmente, é bastante comum nos dias de hoje encontrar alguém que sofre com o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que dura por, pelo menos, seis meses e afeta consideravelmente a qualidade de vida.

O problema aumentou ainda mais com a pandemia da COVID-19, quando as incertezas em relação ao futuro foram potencializadas e deixaram muitas pessoas com uma angústia constante, sobretudo naquelas que já são naturalmente mais ansiosas.

Nesse contexto, gosto de ressaltar que, se algum amigo ou familiar está sofrendo com essa doença, ou mesmo convivendo com a ansiedade de forma mais frequente, é possível fazermos a nossa parte para que ele ou ela se sinta melhor e consiga combater esse sentimento com mais tranquilidade. Olha só algumas possibilidades que eu trouxe para este artigo:

Ajude a pessoa a questionar os seus pensamentos

Um dos maiores desafios de quem é ansioso é lembrar que o que se pensa não é necessariamente a realidade. Assim, auxiliar esses indivíduos a questionar o que está passando pela cabeça deles no momento pode ser uma ótima forma de mostrar que está tudo bem. Por exemplo: se a pessoa falar que está sentindo falta de ar, calmamente explique que é só um pensamento e que logo ele vai passar.

Respire fundo com ela

A respiração consciente é uma das principais armas para combater, por exemplo, uma crise de pânico. Dessa forma, quando você sentir que a pessoa está começando uma, sente do seu lado e respire com ela, inspirando e expirando devagar, como se estivesse cheirando uma flor e assoprando uma vela. Nesse momento, pode ser interessante apenas segurar a sua mão e não a abraçar muito forte para ela não se sentir aprisionada.

Tranquilize-a dizendo que ela jamais estará sozinha 

Quem sofre com ansiedade se beneficia muito de uma rede de apoio que pode oferecer ajuda quando necessário. Portanto, lembre o seu amigo ou familiar que você está ali para o que for preciso, mesmo que não sempre fisicamente. Diga que ele ou ela pode ligar quando for necessário, ou mesmo enviar uma mensagem.

Incentive-a a testar técnicas de relaxamento

Essas ferramentas têm como finalidade auxiliar os indivíduos a alcançar um estado de tranquilidade, tanto física quanto mental, e permitir que eles se mantenham no presente. Por isso, oriente que a pessoa ansiosa tente, por exemplo, uma meditação guiada, ioga ou mesmo uma massagem especial que a ajude a relaxar e focar mais no agora, e não tanto no futuro.

Lembre-a sobre a importância de fazer terapia

Essa é a dica mais relevante, já que o processo terapêutico é a solução mais poderosa para que os ansiosos possam superar as situações de forma mais amena e com mais consciência e autoconhecimento, partindo da análise de comportamentos, emoções e pensamentos.

Contudo, não se esqueça de deixar claro que a terapia não é uma imposição nem uma obrigação, mas sim um cuidado que a pessoa deve buscar quando se sentir preparada para isso. Afinal, é preciso existirem vontade e intenção para realmente combater as crises internas.

Se você precisar de ajuda, fale comigo!

Open chat