Como agem as pessoas resilientes?

Como agem as pessoas resilientes?

  • 3 agosto, 2023
  • Katia Silene

A resiliência é uma das habilidades mais importantes para que possamos enfrentar os desafios que a vida nos impõe e seguir em frente apesar das nossas dores.

Em poucas palavras, podemos definir esse conceito como a capacidade emocional de se adaptar aos períodos de adversidade. Isso não significa que você não sofra durante os momentos ruins, contudo, sabe que é possível superá-los sem sucumbir ao pessimismo, ao medo ou mesmo à raiva.

O mais interessante é que pessoas resilientes se comportam de maneiras bastante particulares, e comumente, ao conviver com elas, sentimos que temos muito a aprender sobre como passar por fases difíceis com mais calma e leveza.

Geralmente, esses indivíduos:

Procuram por maneiras práticas de acabar com o sofrimento

Ao se desapegar da negatividade e da angústia, que muitas vezes cegam os nossos sentidos, é possível mudar o foco das preocupações para encontrar possíveis soluções para os problemas enfrentados. Assim, não se prolonga o sofrimento por mais tempo do que seria necessário.

Aprendem com os erros e não se culpam excessivamente por eles

Quem possui essa habilidade bem desenvolvida sabe que as experiências do passado são excelentes professoras, ainda que não sejam sempre positivas, e é ideal refletir sobre elas para que possamos tomar decisões mais assertivas e não cometermos as mesmas falhas.

Não insistem naquilo que não é certo para elas

O medo das mudanças, de decepcionar alguém e de desistir de uma decisão que parecia a mais certa, é algo que faz com que muitas pessoas continuem tendo atitudes que já não fazem mais bem para o seu bem-estar, físico e mental. A resiliência ajuda a desprender desses comportamentos, vícios e estados emocionais para tentar fazer algo diferente, mesmo que existam chances de obter resultados opostos ao desejado.

São perseverantes  

Indivíduos resilientes dificilmente se deixam abater pelos fracassos. Por mais que sintam frustração quando algo sai diferente do esperado, eles se comprometem a tentar mais vezes e experimentar outros caminhos até que consigam aquilo que desejam. Também sabem que o descanso e o momento de recalcular a rota são igualmente importantes para conquistar os seus maiores sonhos.

Aceitam todos os seus sentimentos com carinho

Tristeza, angústia, chateação, desânimo, ansiedade… Essas palavras não são tão fáceis de lidar quando elas nos fazem uma visita, contudo, quando temos a capacidade de entender que não precisamos ter culpa por senti-las, conseguimos acolhê-las com mais cuidado, observar o que elas têm a nos dizer e fazer escolhas a partir disso.

É verdade que cada pessoa tem a sua própria maneira de reagir às situações da vida, sejam elas boas ou ruins. E isso depende muito das nossas características psíquicas, do nosso histórico e das experiências que tivemos ao longo da nossa trajetória.

Ainda assim, todos nós temos a capacidade de desenvolver a resiliência e encararmos as dificuldades de forma mais amadurecida.

Se você sente que está com muita dificuldade de atingir esse objetivo, não hesite em buscar acompanhamento psicológico. Meus contatos: (19)99641-5552 | (22) 98847-4715.

Open chat