Autossabotagem: o que é e como podemos lidar com ela?

Autossabotagem: o que é e como podemos lidar com ela?

  • 1 junho, 2023
  • Katia Silene

Você já sentiu que alguns fracassos que aconteceram na sua vida não foram frutos de má sorte ou falta de preparação, mas de algum obstáculo interno que você não conseguiu superar?

Infelizmente, essas situações são bastante comuns de pessoas que sofrem com a chamada autossabotagem. Neste artigo, vamos entender melhor o que é esse conceito e como podemos lidar com ele de forma mais saudável. Confira!

O que é exatamente a autossabotagem?

Podemos entender esse termo como um mecanismo de defesa interno que nos impede de entrar em situações desafiadoras, contudo, em vez de nos proteger, acaba nos prejudicando, pois não nos permite conquistar nossos sonhos. Ou seja: ele faz com que a gente aja contra nós mesmos(as).

Essa sabotagem pode ser consciente ou inconsciente, mas geralmente o segundo caso é mais comum. Isso porque a sua origem normalmente está relacionada a traumas ocorridos na infância e na adolescência, além de crenças que ficaram fixas na nossa mente e nos atrapalham na hora de correr atrás daquilo que queremos.

Por exemplo: se quando éramos crianças ouvimos diversas vezes que somos muito tímidos e por isso não vamos conseguir nunca falar em público, podemos acabar evitando essas situações mesmo que elas sejam importantes para atingirmos algum objetivo.

Como posso lidar melhor com a autossabotagem?

O passo mais importante é perceber que essas atitudes sabotadoras estão fazendo parte do seu dia a dia e agindo como verdadeiros bloqueios para que você faça aquilo que tem vontade.

Em seguida, algumas dicas mais gerais que podem ajudar a evitá-las são:

– Invista em autoconhecimento, o melhor caminho para identificar de onde vêm os pensamentos limitantes e questioná-los mais de perto;

– Estabeleça metas e defina estratégias que estejam dentro das suas possibilidades atuais, mas que comprovem para o seu lado autossabotador que você tem, sim, capacidade de conquistar aquilo que deseja;

– Tenha comprometimento com aquilo que você deseja conquistar;

– Fortaleça a sua autoestima, alimentando boas opiniões em relação a si mesmo(a) para que tenha mais segurança e confiança na hora de enfrentar desafios;

– Entenda que a perfeição não existe e que o mais saudável é buscar fazer o seu melhor dentro das suas circunstâncias atuais;

– Reconheça e celebre as suas conquistas, independentemente do tamanho delas.

Caso você tenha dificuldade de lidar com a autossabotagem, o melhor caminho é procurar ajuda terapêutica. Com as intervenções cuidadosas de um psicólogo, é possível identificar com mais precisão de onde vêm as suas limitações e como ultrapassá-las para que elas não atrapalhem as suas conquistas.

Se você quiser conversar sobre esse assunto, basta me ligar ou enviar uma mensagem. Meus contatos: (19) 99641-5553 / (22) 98847-4715.

Open chat