Com a pandemia da COVID-19, diversos segmentos profissionais precisaram modificar a sua forma de atendimento aos clientes, e claro que a psicologia não ficou de fora.
Apesar de já existir antes de 2020, a terapia on-line se popularizou durante o período de isolamento social, quando muitas pessoas precisaram manter ou iniciar seus processos terapêuticos para conseguirem passar por esse momento da forma mais equilibrada e saudável possível.
Atualmente, mesmo com a reabertura de diversos serviços presenciais, o acompanhamento profissional remoto continua sendo uma possibilidade, sobretudo, para quem possui agendas mais apertadas e não tem tanto tempo para se deslocar até os consultórios. E aí vem a dúvida: será que esse modelo funciona?
Terapia on-line é tão eficiente quanto a presencial
Mesmo que as ferramentas digitais dependam da conexão com a internet e, portanto, estejam sujeitas a eventuais congelamentos e alterações de imagens, essas pequenas interferências não atrapalham o processo terapêutico.
Tanto que um estudo apresentado no Journal of Anxiety Disorders em 2018 concluiu que esse tipo de terapia é tão eficiente e aceitável quanto aquele praticado presencialmente, apresentando resultados positivos no tratamento de condições como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e fobia social, entre muitas outras. Inclusive, no mesmo ano, o Conselho Federal de Psicologia ampliou as possibilidades desse método remoto que antes eram limitadas a atendimentos pouco complicados.
As consultas seguem uma linha similar à dos modelos tradicionais: o paciente expõe suas angústias e crises que gostaria de trabalhar enquanto o psicólogo escuta e conduz as reflexões sobre suas ações, sentimentos e emoções. Além disso, durante a sessão, a câmera pode focar tanto no rosto quanto capturar o corpo inteiro ao ser posicionada em uma distância maior – tudo vai depender do acordo estabelecido entre ambas as partes.
Principais benefícios da terapia on-line que vale a pena conhecer
Além da maior flexibilidade de horários, permitindo que as pessoas cuidem da sua saúde mental nos horários vagos e no meio de rotinas cheias de compromissos, essa modalidade traz muitas outras vantagens, como:
– Facilidade para encontrar profissionais disponíveis que morem em outra cidade, que sejam especialistas em condições específicas ou que simplesmente tenham uma boa conexão com as suas necessidades;
– Possibilidade de brasileiros que residem no exterior se consultarem com psicólogos que falam português;
– Mais segurança para falar sobre assuntos variados, principalmente para quem tem ansiedade severa e fobia social;
– Custo-benefício mais interessante do que nas consultas presenciais;
– Maior praticidade no contato com um especialista após uma crise de pânico para receber as orientações necessárias;
– Menos faltas por tempo ruim ou gripes, por exemplo, já que os encontros são feitos em locais confortáveis, o que fortalece o processo de autoconhecimento;
– Possibilidade de continuar com o mesmo profissional apesar de mudanças de endereço.
Lembre-se: independentemente do modelo de atendimento psicológico que você escolha, o mais importante é ter confiança na pessoa que está acompanhando o seu processo terapêutico e consiga se sentir melhor depois de cada sessão.
Eu ofereço as duas possibilidades de consulta (on-line e presencial) e estou à disposição pelos meus contatos: (19) 99641-5553 | (22) 98847-4715.