Por que é tão importante ter uma rede de apoio durante a menopausa?

Por que é tão importante ter uma rede de apoio durante a menopausa?

  • 21 novembro, 2024
  • Katia Silene

A menopausa é caracterizada pelo fim da fase reprodutiva de uma mulher, sendo que ela acontece geralmente entre os 45 e 55 anos. E, embora seja um processo completamente natural do corpo feminino, ela normalmente gera uma série de sintomas relacionados às mudanças hormonais que podem afetar, e muito, o bem-estar físico – e mental.

Ondas de calor, fadiga, perda de massa muscular, secura vaginal, diminuição da libido, ganho de peso e distúrbios do sono são algumas das dificuldades que a grande maioria das mulheres relata durante esse período.

E, como é de se esperar, conviver diariamente com essa lista de incômodos pode gerar outras questões, incluindo alterações de humor, irritabilidade, perda de memória e até mesmo quadros ansiosos e depressivos.

Para piorar, infelizmente, a menopausa ainda é um tabu para muitas pessoas por ser associada à velhice e à perda da disposição, da vitalidade e da sexualidade juvenil. Por isso, é comum que muitas mulheres deixem de procurar ajuda para tratar os sintomas por vergonha ou até medo de julgamento, preferindo encarar as dificuldades totalmente sozinhas.

A importância de uma rede de apoio fortalecida

Dentro de todo esse contexto, é certo dizer que, da mesma forma que em outros períodos da vida, contar com uma rede de apoio, formada não só por profissionais de saúde, mas também por familiares e amigos, é fundamental para que as mulheres possam passar por essas transformações com mais leveza e conquistar mais saúde.

Ao serem acolhidas e respeitadas nessa nova fase por aqueles que estão ao redor, elas conseguem perceber mais claramente as alterações corporais e mentais que estão vivendo e receber o incentivo correto para terem mais momentos de autocuidado e buscarem suporte especializado, como de um ginecologista, endocrinologista, nutricionista e, claro, psicólogo.

Sem falar que, ao conseguirem trocar experiências e percepções com outras mulheres que estão passando pelas mesmas dificuldades, elas percebem que não estão sozinhas naquilo que estão sentindo, e que sempre existem caminhos para construir uma rotina com mais disposição e bem-estar.

A menopausa pode trazer inúmeros desafios para o universo feminino, contudo, ao ser encarada como se fosse um momento de pausa para o autocuidado, para a reflexão e para iniciar bons hábitos, é possível ressignificá-la e entendê-la como um período de transformações profundas e essenciais para construir uma vida com mais sentido e propósito.

O mais importante é lembrar que ninguém está sozinha e que sempre é possível pedir auxílio daqueles que estão próximos.

Open chat