Negação: o que é esse mecanismo de defesa?

Negação: o que é esse mecanismo de defesa?

  • 30 setembro, 2024
  • Katia Silene

Entre os mecanismos de defesa mais comuns que são utilizados pela mente humana, está a negação, cujo principal objetivo é proteger o indivíduo de uma realidade ou uma verdade dolorosa.

Em outras palavras, para evitar entrar em choque ou ter o psicológico muito abalado, a pessoa nega aquilo que está acontecendo, muitas vezes de forma inconsciente.

Ainda que seja um caminho muito utilizado por quem está passando por uma fase difícil, ele pode trazer muitas consequências sérias para a saúde mental. Saiba mais a seguir!

O que significa “ficar em negação”?

Resumidamente, esse estado acontece quando alguém nega a realidade ou a existência de um problema, sentimento ou pensamento, pois tudo isso se mostra penoso demais para ser tolerado de outra forma.

Essa situação é comum, por exemplo, quando uma pessoa não aceita o término de um relacionamento ou não quer admitir que está se sentindo perdida na sua carreira e que precisa de orientação para entender seus próximos passos. Assim, se ela julga o acontecimento como inexistente, não precisa responder à angústia gerada por ele.

Da mesma forma, o indivíduo pode inventar outra história para substituir o fato desagradável ou criar justificativas para não admitir algo.

Conforme citado anteriormente, esse é um processo do subconsciente, que acontece sem a nossa percepção na maioria dos casos.

Quais são as consequências de se viver em negação?

Aceitar o luto de uma relação que chegou ao fim, procurar outro emprego ou modificar hábitos prejudiciais são atitudes que requerem energia, planejamento e determinação.

Portanto, como é bastante trabalhoso batalhar pela felicidade, viver em negação acaba sendo um caminho mais “confortável” para muitas pessoas.

Porém, como o motivo da dor emocional não é tratado da forma como deveria, esse tipo de atitude pode trazer diversas consequências, incluindo:

– Adoecimento físico devido ao sofrimento psicológico constante;

– Desenvolvimento de condições mentais como depressão, ansiedade e Síndrome do Burnout;

– Esgotamento psicológico, emocional e físico;

– Estresse crônico que acaba se proliferando para diferentes áreas da vida; e

– Dificuldade de retornar à realidade e criar atitudes positivas e saudáveis no dia a dia.

A partir desse contexto, podemos ver que o melhor caminho é encarar aquilo que está incomodando e sair desse estado de paralisação o quanto antes. 

De que forma posso superar o estado de negação e lidar com os problemas de um jeito melhor?

O primeiro passo para superar a negação é refletir sobre o porquê de você estar com tanto medo de encarar o problema em questão. Entenda que tipos de dores estão envolvidas e seja honesto(a) consigo mesmo(a) sobre os sentimentos que aparecem.

Em seguida, é importante mapear os possíveis caminhos que ajudem você a sair dessa situação. Neste momento, vale a pena considerar pedir ajuda de um profissional especializado, que acompanhe a sua jornada para sair do torpor e voltar a ter uma vida ativa e saudável.

Aos poucos, você vai percebendo que lidar com os obstáculos da vida é sempre uma melhor escolha do que fingir que eles não existem. E que, com o tempo, vamos ganhando mais preparação e maturidade para isso.

Open chat