Resumidamente, podemos entender o puerpério como o período que vai do nascimento do bebê até a retomada da ovulação, seguida da primeira menstruação.
Nesta fase, as mulheres precisam lidar não só com as mudanças corporais (já que o organismo está se readaptando para voltar ao que era antes da gestação) e hormonais que naturalmente acontecem, mas também com as transformações profundas que a chegada de um novo membro gera para toda a família, mas, sobretudo, para a rotina das mães. Afinal, nos primeiros meses, o neném é bastante dependente dos cuidados maternos.
Por isso, é tão comum que a maioria das puérperas sofram com questões emocionais profundas. Inclusive, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13% das mulheres que acabaram de ter filhos apresentam algum transtorno de humor, principalmente depressão e ansiedade.
Dentro desse contexto, torna-se essencial que as mulheres, além de cuidarem do seu físico, prestem também muita atenção para a saúde da sua mente, prevenindo que esses problemas se prolonguem por muito tempo e afetem, inclusive, o relacionamento com o bebê.
5 orientações essenciais para cuidar do bem-estar mental durante o puerpério
Para contribuir com as novas mamães que estão passando por esse período tão desafiador, separei cinco itens que contribuem, e muito, para prevenir ou amenizar os sintomas dos transtornos de humor durante o puerpério. Confira
1. Construa uma boa rede de apoio
Ter pessoas de confiança ao redor é algo essencial para que a mulher possa se equilibrar emocionalmente. Afinal, esses amigos e membros da família podem não só oferecer suporte emocional, mas também contribuir, por exemplo, com as tarefas domésticas, evitando que a puérpera se sobrecarregue de responsabilidades.
2. Compartilhe o que você está sentindo
Guardar para si mesma as emoções é algo bastante prejudicial. Assim, não deixe de se abrir com aqueles que são próximos – inclusive, sem sentir vergonha de admitir que a maternidade pode, sim, ser bastante difícil às vezes. Isso contribui para tirar pesos de dentro e receber o acolhimento necessário.
3. Converse sobre outros assuntos
É bastante natural que a maioria dos diálogos que você terá com conhecidos nos primeiros meses gira em torno do novo bebê. Contudo, é essencial e muito saudável falar sobre outros temas, ainda que sejam extremamente cotidianos, pois isso contribui para distrair a cabeça e sair um pouco do universo das demandas infantis.
4. Invista no autocuidado
Por mais exaustiva que seja a rotina com um neném, é muito importante tirar um tempo diariamente, nem que seja meia hora, para cuidar de si mesma. Atividades simples, como tomar um banho demorado, ler umas páginas de um livro e assistir a um episódio de uma série, já fazem maravilhas para o seu bem-estar.
5. Participe de grupos de mães
Por mais que cada mulher tenha uma experiência diferente com a maternidade, a troca com outras mães contribui para que você não se sinta sozinha e consiga enxergar outras possibilidades para resolver problemas que estão te tirando o sono, por exemplo.
Tudo isso, claro, sem falar da importância de iniciar um acompanhamento com um psicólogo de confiança, caso sinta a necessidade de um suporte profissional.