Você, possivelmente, já ouviu falar sobre como o autoconhecimento é algo extremamente importante para a nossa vida, permitindo que a gente se aproprie com mais confiança das nossas escolhas e entenda com mais clareza os caminhos que desejamos trilhar.
Estou falando daquele processo de investigação profunda sobre si mesmo(a), explorando pensamentos, padrões de comportamento, crenças, desejos, emoções, valores e atributos positivos e negativos que fazem de você uma pessoa única.
Quem investe nesse estudo consegue ter um dia a dia mais leve e produtivo, além de se relacionar com os outros de formas muito mais autênticas e sem grandes pressões.
Contudo, para além desses benefícios, existem outros menos conhecidos que valem a pena explorarmos mais de perto. No próximo tópico, vou comentar sobre eles.
O que o autoconhecimento traz de tão positivo para a nossa vida
Indivíduos que possuem a curiosidade de explorarem suas estruturas internas para entender seus funcionamentos normalmente são pessoas que:
1. Controlam melhor as próprias emoções
Isso porque o autoconhecimento nos permite desenvolver inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e gerenciá-los, respondendo aos fenômenos externos de um jeito mais maduro e seguro.
2. Tomam decisões mais assertivas
Ao descobrir o que nos move, ganhamos mais autonomia, confiança e segurança para definir as melhores opções para nós em determinadas situações, seja no âmbito profissional, seja no pessoal.
3. Possuem uma empatia mais fortalecida
A apropriação das nossas próprias emoções pode fazer com que a gente compreenda melhor o ponto de vista e os sentimentos de outras pessoas, reconhecendo a individualidade de cada um, conseguindo nos colocar no lugar delas e agindo de forma mais empática.
4. Aumentam o seu desempenho em diferentes áreas
Primeiro porque nos tornamos mais proativos para cumprir com excelência tudo aquilo que nos propomos a fazer. Segundo porque nossa criatividade se torna mais aguçada, o que nos permite encontrar soluções que nem todo mundo consegue enxergar. E terceiro, porque a autoconfiança que o autoconhecimento nos dá nos proporciona boas habilidades de liderança, algo essencial para evoluirmos principalmente na carreira.
5. Definem seus limites sem medo de desagradar aos outros
Um dos fatores que mais desencadeiam a ansiedade crônica é não conseguir falar “não” para as pessoas ao redor, sobretudo para amigos e familiares. Contudo, quando você se conhece e se apropria das suas prioridades, reconhece melhor quais são os seus limites e aprende a respeitá-los, lembrando sempre que quem ama você continuará do seu lado independentemente das suas decisões.
Em resumo: o autoconhecimento é uma poderosa ferramenta para encontrarmos a felicidade no nosso cotidiano, agindo de acordo com o que consideramos importante e fortalecendo o relacionamento que construímos com os outros.
Em caso de dificuldades com esse processo, não hesite em pedir ajuda de um psicólogo de confiança.