Você provavelmente já se pegou na situação de ficar horas conferindo as postagens de uma ou mais pessoas nas redes sociais, imaginando que elas possuem uma vida perfeita e pensando em tudo o que você gostaria de ter igual.
Essa é uma consequência direta dos tempos modernos, que nos trouxeram certos padrões que supostamente devemos seguir para conquistar a tão sonhada felicidade. E, com a popularização das redes sociais, acompanhar quem está ou não próximo desses modelos se tornou algo ainda mais fácil: basta abrir um aplicativo no seu celular.
O problema é que esse hábito de nos compararmos excessivamente com os outros pode nos desconectar completamente da nossa própria realidade, fazendo com que a gente tenha mais dificuldade de enxergar e valorizar todas as coisas boas que temos e de entender que não existe um único modelo de sucesso a ser almejado.
Não raro, entramos em uma angústia de acreditar que aquilo que somos não é suficiente, causando prejuízos sérios para a nossa mente e até mesmo para os nossos relacionamentos.
Por isso, confira, a seguir, três dicas importantes que podem ajudar você a deixar a comparação de lado e focar mais nas suas próprias realizações pessoais.
1. Faça uma lista com tudo de bom que existe na sua vida atualmente, suas principais conquistas e as qualidades que você mais admira em si mesmo(a)
Esta ferramenta será essencial para você recorrer todas as vezes que estiver se comparando com alguém e se esquecer das suas próprias alegrias e vitórias.
Escreva no papel, no computador ou no celular aquilo pelo qual você é grato(a) e que deveria valorizar ainda mais no seu dia a dia. E releia essa lista todas as vezes que achar necessário e que precisar de um conforto.
2. Deixe de lado a busca pela perfeição
Dizem que a felicidade é um caminho, e não um destino. E nada poderia ser mais verdadeiro: a vida é cheia de imperfeições e se você esperar que todas elas sejam resolvidas para poder ser feliz, jamais encontrará esse sentimento.
Abrace o caos que alguns dias podem trazer, aceite com carinho os seus defeitos, entenda as limitações que outras pessoas também carregam e abandone a mania de querer ter tudo sob controle.
No nosso cotidiano, não existem filtros que você pode usar para mascarar os defeitos. Portanto, o que nos resta é aproveitar os momentos ao máximo mesmo com os imprevistos.
3. Lembre-se de que aquilo que existe nas redes sociais é apenas uma fração da realidade
Dificilmente, alguém vai compartilhar nas mídias um momento difícil, uma falha ou uma perda. Os posts que você acompanha são pequenas fatias que as pessoas escolheram tornar públicas para criar uma determinada imagem.
Ou seja: não acredite em tudo o que você está vendo no Instagram ou em outras redes. Pode ter certeza de que existe muito mais por trás de um emprego ou um relacionamento aparentemente perfeito, por exemplo.
Se você tiver um amigo ou familiar que se compara muito, compartilhe este artigo com ele ou ela para que possa seguir essas dicas. Também vou deixar meus contatos, caso seja necessário falar comigo: (19) 99641-5553 / (22) 98847-4715.