Como estabelecer metas de ano-novo que você realmente cumpra?

Como estabelecer metas de ano-novo que você realmente cumpra?

  • 15 dezembro, 2022
  • Katia Silene

Um dos rituais mais populares do fim de ano é estabelecer as famosas metas para o novo ciclo que vai começar. Essa é, inclusive, uma excelente forma de direcionar os seus esforços para aquilo que você deseja conquistar em diferentes áreas da sua vida.

O problema é que a grande maioria das pessoas faz essa lista para depois esquecê-la quase completamente durante os próximos meses, lembrando de revê-la só em dezembro, o que pode gerar muitas frustrações quando percebe que concluiu pouquíssimos itens (ou mesmo nenhum deles).

Pensando nisso, preparei este artigo com algumas dicas bem práticas para ajudá-lo(la) a organizar objetivos que você realmente cumpra em 2023 e aumentar a sua confiança em si mesmo de que você é, sim, capaz de tirar os desejos do papel. Vamos lá?

O primeiro passo é saber o que você quer de fato para o próximo ano

Antes de entrar nas orientações em si, preciso ressaltar algo que parece óbvio, mas que muitos esquecem: você só vai correr atrás daquilo que realmente faz sentido para você.

Se a gente pensar que o nosso cérebro está acostumado a direcionar energia apenas para as tarefas que ele entende como relevantes, dificilmente você encontrará a motivação necessária para, por exemplo, emagrecer ou iniciar um novo curso se esses itens são coisas que as pessoas dizem que você deve querer, mas não são uma prioridade verdadeira.

Portanto, a primeira etapa para traçar metas de ano-novo efetivas e produtivas é refletir sobre tudo o que você conquistou até aqui e o que tem vontade de fazer com os meses que estão por vir. De preferência, pense individualmente em cada área da sua vida e como ela pode ser cada vez melhor a partir de ações que estão no seu controle.

Lembre-se: se estiver com dificuldades, converse com seu psicólogo, já que a terapia é um excelente processo para fortalecermos o autoconhecimento e entendermos aquilo que é importante para nós.

5 dicas para organizar seus objetivos para o próximo ano

Após o exercício que eu propus no tópico anterior, vale a pena considerar os seguintes itens:

  1. Seja realista: o que não significa definir metas fáceis, mas sim trabalhar com aquilo que está dentro da sua realidade neste momento e no que de fato você pode fazer em 365 dias. Viajar para vários países, por exemplo, pode não ser viável em um espaço de tempo tão curto.
  2. Divida suas metas em etapas: após escrever os seus objetivos, pense em qual passo a passo você pode seguir para estar cada vez mais próximo(a) deles. Dessa forma, não só conseguirá trabalhar nessas conquistas de forma mais constante, como elas parecerão mais palpáveis e menos distantes.
  3. Organize os itens por prioridade: nada de querer realizar tudo de uma vez! Pense em quais metas são mais urgentes e quais podem ficar para depois, direcionando melhor os seus esforços.
  4. Acompanhe seus avanços: crie o hábito de rever seus objetivos todos os meses para entender como eles estão evoluindo e se você precisa se esforçar mais em algumas áreas. Não deixe para revisá-los só no fim do ano, combinado?
  5. Reorganize-se quando for necessário: por fim, não tenha medo de mudar ou mesmo excluir algumas metas conforme o tempo passa. A vida é extremamente imprevisível e, portanto, é muito normal que as nossas prioridades mudem. A lista deve ser flexível para acompanhar essas transformações sem isso ser motivo de grandes frustrações.

Espero que essas orientações contribuam para que você tenha um ano recheado de realizações! Para conversar comigo, é só enviar uma mensagem para um dos meus números: (19) 99641-5553 / (22) 98847-4715.

Open chat